XCMG Brasil entrega 4 guindastes para a Makro Engenharia
11/04/2024

A XCMG Brasil, líder no setor de máquinas pesadas na China e a 3ª no mundo no segmento, acaba de entregar os quatro últimos guindastes, de um pacote que contempla 21 equipamentos, para a Makro Engenharia, tradicional empresa com sede em Fortaleza, Ceará, com forte atuação nos segmentos de energia, mineração, infraestrutura, óleo e gás, siderurgia, transporte e armazenagem.

De acordo com Paulo Robson Oliveira, diretor Comercial da Makro, “atualmente temos 21 guindastes, sendo alguns entregues no ano passado. No entanto, nossa expectativa frente ao fechamento de contratos é de atingirmos 300 equipamentos, entre guindastes, guindautos e empilhadeiras”, afirma.

Oliveira destaca a importância de a Makro adquirir novos equipamentos, uma vez que a empresa conta, hoje, com mais de 1.000 equipamentos. “De fato, estamos buscando uma parceria forte, envolvendo diversas questões técnicas, contratuais e comerciais. Pelo trabalho realizado, entendemos que estamos prontos para buscar a renovação e expansão de nossa frota, até porque estamos investindo em inovação e tecnologia, e entendemos que a XCMG poderá ser um excelente parceiro para avançarmos nessa pauta. O desafio será a confiabilidade dos equipamentos, pós-venda (peças e serviços), condições comerciais e técnicas atrativas”, acrescenta o Diretor Comercial da Makro Engenharia.

Nesse sentido, as rodadas de negociações para avaliação técnica e comercial caminham a passos largos. “Avaliamos alguns fornecedores e fizemos rodada de negócios com grandes players do mercado, sendo a XCMG vencedora em vários pacotes. Acreditamos que essa parceria poderá ser expandida e já iniciamos a compra de empilhadeiras de pequeno e grande porte”, garante Paulo Robson Oliveira que, inclusive, visitou a fábrica da XCMG, na China, na busca de produtos para a composição de novos pacotes de equipamentos.

Segundo o Geraldo Peleje, gerente de Vendas da XCMG Brasil, a Makro é uma empresa de grande relevância no segmento de guindastes e equipamentos pesados, além de ser um dos maiores players do segmento eólico no Brasil.“A empresa tem como prioridade a segurança e confiabilidade de seus equipamentos, e os guindastes XCMG atendem a todas as normas de segurança necessárias para um segmento tão específico. Isso tudo faz com que o sucesso na parceria seja um case de sucesso”, assevera Peleje.

Sobre a Makro Engenharia:

No Ceará, onde foi fundada, a Makro Engenharia carrega uma tradição de mercado há 47 anos. Com matriz em Fortaleza (CE) e oito filiais, a empresa atua nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Cada vez mais se posicionando de modo positivo no mercado, a Makro Engenharia possui mais de 1500 colaboradores para atender importantes segmentos, tais como: energia, mineração, infraestrutura, óleo e gás, siderurgia, transporte e armazenagem.

Conta com uma frota de mais de 1.000 veículos, sendo seu maior guindaste tem capacidade para 1.200 toneladas.

Parceira de importantes players como Vale, Petrobras, Arcelor Mittal, Vestas e grandes construtoras e montadoras do País, a empresa também já atuou em projetos internacionais.

A Makro Engenharia detém os principais certificados internacionais (ISO), Selos de Qualidade (GPTW) e Premiações do nosso setor (Top Crane).

Sobre a XCMG:

Fundada em março de 1943 na China, a XCMG ocupa hoje a 1ª posição no setor de máquinas pesadas no mercado chinês e a 3ª no mundo. O Grupo XCMG é constituído por diversas fábricas de máquinas pesadas para construção civil, mineração e agronegócios, oferecendo as linhas mais completas e competitivas do mercado. Destaques para guindastes, terraplenagem, pavimentação, perfuratrizes, elevação e concretagem. Nesse ranking, detém 20% do mercado mundial e 70% do chinês.

O Centro de Tecnologia e o Instituto de Pesquisa para Máquinas de Construção estão localizados em Xuzhou, China. Todo o investimento em tecnologia, qualidade e garantia de seus produtos e Recursos Humanos certifica a XCMG na liderança no setor de máquinas para construção, segundo estudo do Centro de Tecnologia de Empresas Chinesas.

No mundo, a XCMG estabeleceu uma rede de comercialização ampla, constituída de mais de 110 distribuidores, oferecendo produtos e serviços em diversos países.

No Brasil, desde 2004, a empresa atende todo o País, mantendo a linha de produção fabril instalada na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. Na unidade fabril, recentemente, inaugurou um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento para melhor atender a o território nacional e as necessidades da América Latina.

A localização estratégica da unidade fabril, próxima às margens da rodovia Fernão Dias, estreitou os laços da marca com um mercado cada vez mais exigente em qualidade, tecnologia e inovação.