Vopak vence disputa e assume a implantação do novo parque de tancagem no Porto do Pecém
19/08/2019

A região do Pecém em breve passará por grandes mudanças. Isso porque a gigante de logística de armazenagem Vopak Brazil, subsidiária da multinacional holandesa, venceu a Transpetro/BR/Liquigás e será a grande responsável pela implantação do novo parque de tancagem e seu Retroporto no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O resultado da chamada pública foi divulgado no dia 13 de agosto, pelo próprio Governo do Estado do Ceará. A implantação do parque ainda não tem previsão.

Segundo o Governo, a empresa holandesa saiu na frente na análise de critérios, obtendo a melhor pontuação. Dentre os documentos submetidos a verificações técnicas estavam os jurídicos, contratuais e econômico-financeiros. Após o prazo de recursos previsto no Edital, o CIPP irá prosseguir com assinatura do termo de compromisso com o proponente que obteve a pontuação mais elevada, sendo assim efetivada a transferência da tancagem do Porto do Mucuripe para o Pecém.

A vencedora Vopak já é conhecida no mundo dos negócios, atuando também no Porto de Santos, em São Paulo. O resultado da disputa demonstra o crescente interesse e uma maior aproximação dos empresários holandeses para investir nos negócios desenvolvidos no Estado. Um reflexo desse fato é a também parceria do Porto de Roterdã com o Porto do Pecém, fechada em outubro de 2018. Para o Governo, a conexão entre os portos tem trazido e ainda deve trazer grandes resultados para o terminal cearense.