Segurança do Complexo do Pecém promove curso para atuar em áreas portuária e industrial
03/06/2019

Em razão da expansão do Porto do Pecém e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, com o apoio da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), promove I Curso em Policiamento em Áreas Portuárias e Industrial. A formação tem carga horária de 220 horas/aula e é voltada para os Policiais Militares do Ceará da 4ª Companhia do 12º Batalhão. As aulas iniciaram na última quinta-feira (30).

Com aulas de segunda a sábado o dia todo, o curso terá disciplinas como: Sistemas de Comandos e Incidentes, Controle de Distúrbios Civis e Abordagem Policial, Comando Tático Rural, Policiamento Ambiental, Sinistros com Produtos Perigosos e Radioativos, Uso de Drone, Palestras sobre Direitos Humanos, Legislação Portuária e Crimes, Legislação Migratória, além de visitas técnicas ao Porto e ao Complexo Industrial.

A ideia do curso nasceu após visita técnica de comitiva do Corpo de Bombeiros e Policiais Militares do Ceará aos Portos de Paranaguá e Santos apoiada pela AECIPP. A viagem teve como objetivo promover um intercâmbio de conhecimentos, experiências e melhores práticas de segurança de áreas industriais e portuárias dos dois maiores portos do País. Como consequência, o Capitão Lutiane Rodrigues, atual Comandante da 4°CIA/12°BPM, propôs a criação do I Curso em Policiamento em Áreas Portuárias e Industrial.

Para o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente, apoiar iniciativas como essa, além de impactar positivamente na segurança do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), contribuem para tornar o Complexo uma referência nacional e internacional. “O curso é de extrema importância para a associação tendo em vista que objetivamos com essa preparação do policiamento militar ter uma segurança corporativa do CIPP atuante, trabalhando principalmente em prevenção, não só para as indústrias, que já têm seus sistemas de segurança, mas para o Complexo como um todo. Além disso, o curso tem como objetivo incentivar um olhar diferenciado para a sociedade civil e as comunidades do entorno” com ações sociais na região do CIPP, reforça.