Projeto Aproximar completa seis meses com quase 6 mil currículos cadastrados
18/11/2019

Lançado em maio desse ano, o Projeto Aproximar já beneficiou muitos profissionais e empresas da região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O balanço, após seis meses do lançamento, é de 5.875 currículos cadastrados e 1.329 admissões conquistadas através do projeto. A iniciativa é da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) com o objetivo de melhorar o acesso dos profissionais da região às oportunidades de trabalho junto às empresas do CIPP.

“O Aproximar tem sido um sucesso tanto no que diz respeito à procura dos profissionais quanto das empresas. Estamos muito satisfeitos com os resultados que alcançamos nesses seis meses de projeto, pois sinalizam que estamos alcançando um dos objetivos da Associação que é promover uma aproximação maior entre as empresas do Complexo e a comunidade local”, celebra o diretor-executivo da AECIPP, Ricardo Sabadia.

Dentre os currículos cadastrados no projeto, 1.444 foram recebidos na sala de acolhimento e 4.431 via site. A maior parte dos cadastros foi feita por profissionais de Caucaia (2.068 currículos), seguida de São Gonçalo (1.280 currículos) e Fortaleza (1.162 currículos). Foram recebidos ainda currículos de Paracuru (791), Paraipaba (152), Maracanaú (108), Pentecoste (84).

As empresas que mais contrataram foram a Aeris Energy, que empregou 928 funcionários advindos do projeto Aproximar, e o Grupo GPS, com 330 contratações. Também receberam profissionais cadastrados no projeto as empresas Eternit (12 contratações), Startall (24 contratações), APM Terminals (16 contratações), EDP (12 contratações) e VLI (7 contratações). Além dessas, Termaco, Cimento Apodi e Fornecedora de Máquinas devem contratar nos próximos dias. No total, 20 empresas se cadastraram para receber os currículos recebidos pela AECIPP.

Outra boa notícia é que as empresas Montcalm Montagens Industriais e Reframax vão contratar pessoas via SINE-IDT e Projeto Aproximar para a construção do Regenerador 4 da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Para o projeto, a Montcalm planeja contratar, de dezembro desse ano até setembro de 2020, cerca de 140 profissionais nas funções de Ajudante Geral, Mecânico Montador, Eletricista Montador, Pintor Industrial, Soldador ER/Chaparia, Soldador Tig, Soldador Mig, Montador de Andaimes e Encanador Industrial. De acordo com o gerente de obras da Montcalm, Carlos Roberto Del’Arco Pignatta, o intuito é que toda mão de obra direta seja local. “Buscamos profissionais com experiência, que já tenham desenvolvido atividades no ramo da montagem. É necessário que tenham no mínimo primeiro grau completo e experiência de um ano na função”, conta.

Pignatta reforça ainda a importância do Projeto Aproximar para a região do Complexo do Pecém. “Este projeto foi uma ótima iniciativa, muito inteligente e diferenciada. Só crescemos como profissional quando a informação chega a nós e nos permite evoluir em nossas capacidades. Valorizar a mão de obra local, bem como ajudar os candidatos no acesso ao conhecimento, ter uma direção, um norte, deve ser aplaudido e incentivado”.

Sobre o Projeto Aproximar

Ao longo dos seis meses de projeto, foram realizadas oficinas e palestras conduzidas pelo SINE-IDT sobre mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, como enfrentar uma entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo. Durante o período, a sala de acolhimento, que funciona das 8h às 12h, esteve disponível para auxílio na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação.

Em julho e em setembro, foram realizadas apresentações do Aproximar em Paracuru e palestras sobre mercado de trabalho, visando estimular os profissionais do município a realizarem o cadastro dos seus currículos no site da AECIPP. A Sala de Acolhimento do projeto funcionará até o final desse mês. Quem desejar cadastrar currículo após essa data deverá incluí-lo diretamente no site. O banco de currículos da AECIPP é utilizado pelas empresas associadas e também pelo SINE-IDT.

Para planejamento das ações, o projeto conta com o Conselho Consultivo do Projeto Aproximar, formado pelo diretor-executivo da AECIPP, Ricardo Sabadia, e representantes da CSP, da Phoenix, do SINE-IDT, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, do Sindimetal, do Sitramonti-CE, e do IFCE Campus Avançado Pecém. “Agradecemos, em especial, o Diretor do IFCE, Marcel Ribeiro, que cedeu uma sala para acolher os profissionais do entorno do complexo, e Grijalba Jorge, do SINE-IDT, pela colaboração e parceria nas palestras para os trabalhadores. Também agradecemos a participação de todos os representantes das Prefeituras e das Câmaras Municipais de SGA e Caucaia, bem como dos sindicatos e empresas CSP e Phoenix”, finaliza Ricardo Sabadia.