Profissionais de geração da UTE Pecém ficam isolados por até 14 dias para garantir energia ao Ceará durante pandemia
28/07/2020

Para assegurar serviço essencial à população, colaboradores trabalham em turnos diferenciados, em isolamento operacional, para reduzir risco de contágio pela Covid-19. A usina termelétrica gera o equivalente a 45% da energia consumida no estado

Mesmo com a flexibilização do isolamento social no Ceará, alguns setores da indústria ainda precisam adotar cuidados para não colocar em risco serviços essenciais para a população cearense. É o caso da geração de energia. Na UTE Pecém, termelétrica da EDP no Ceará e responsável pela geração de cerca de 45% da energia consumida no estado, foram adotadas medidas preventivas extraordinárias para proteger seus colaboradores e assegurar o fornecimento de energia à população. Para isso, a Companhia implementou um regime especial de trabalho, chamado de isolamento operacional.

Funciona assim: durante 14 dias, os profissionais ficam totalmente isolados, em alojamento próximo à usina, mantendo contato apenas entre si. Para falar com familiares, somente por telefone (fixo ou celular), bem como, por aplicativos. Um sacrifício necessário para proteger uma mão de obra altamente especializada da qual o Ceará não pode prescindir neste momento. Ao fim desse período, os trabalhadores retornam para casa e, após a esterilização dos alojamentos, uma equipe diferente assume para um novo período de operação. O objetivo da medida é elevar o distanciamento social, reduzindo a exposição no transporte diário e diminuindo o risco de contágio. Além disso, com a divisão dos times, se alguém adoecer em uma das equipes, há outros grupos de prontidão para substituí-los. A medida foi possível após a assinatura de um termo aditivo emergencial ao contrato individual de trabalho.

Pousada

No Ceará, a EDP fechou uma pousada de São Gonçalo do Amarante, próxima à UTE Pecém, para realizar o isolamento operacional de 60 trabalhadores. Durante o período de isolamento, os profissionais só se deslocam entre o alojamento e o trabalho. 

Antes de cada período de isolamento, as equipes são testadas para Covid-19. A rotina inclui avaliação médica periódica, com aferição diária da temperatura e acompanhamento psicológico dos colaboradores e seus familiares. Mesmo isolados, os trabalhadores precisam usar equipamentos de proteção individual e manter distância entre si no deslocamento e nas atividades, reuniões e durante as refeições. As áreas de trabalho também recebem cuidados, como higienização diária. 

Saudade

A nova realidade alterou hábitos e perspectivas de todos. O conforto de sair do trabalho e voltar para casa deu lugar à consciência da responsabilidade de cada um para a superação do momento de pandemia. “É um cenário nunca vivido com essa doença e nem esse cenário de trabalho também. Então a gente está agarrando com unhas e dentes e vamos fazer o possível para sair desta, se Deus quiser", afirma Antônio Carlos Sousa Paula, operador de usina. “Estamos trabalhando para nos ajudar e ajudar a sociedade.” 

“A saudade da família é grande, mas a gente encontra algumas maneiras de confortar um pouco como vídeo chamada, whatsapp, ligação. E é por um motivo nobre, né? A gente garante a geração de energia para quem está em casa. Nosso trabalho é essencial”, afirma Raimundo Fagner Oliveira de Aquino, técnico de emergências. Um sacrifício necessário para garantir um serviço essencial para o Ceará e para o País.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa EDP