Porto do Pecém realiza simulado de emergência
05/12/2019

Um simulado de resposta à emergência por derramamento de óleo no mar foi realizado no Porto do Pecém. Conduzido pelo time de segurança do trabalho do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e da empresa OceanPact, especializada no gerenciamento e resposta a emergência em áreas costeiras e offshore, o exercício trabalhou com a cenário fictício de colisão de duas embarcações marítimas.

“Realizamos mais um importante simulado de emergência ambiental no Porto do Pecém. Um “acidente” envolvendo derramamento de óleo no qual houve abalroamento entre os rebocadores durante manobra no Berço 5. Nesses simulados conseguimos avaliar a eficiência dos nossos planos de emergência e ainda capacitamos as equipes envolvidas.”, diz Danilo Serpa – Presidente do Complexo do Pecém.

O objetivo principal do simulado foi apresentar a capacidade de reposta efetiva a um eventual vazamento de óleo, além de demonstrar a habilidade de gestão de crise em um cenário de maiores proporções.

A resposta a esse tipo de emergência é tratada com prioridade máxima, prezando sempre pela agilidade. “Após a identificação da possível mancha de óleo, nós atuamos na implantação de barreiras offshore que farão a contenção desse material e facilitarão a coleta do óleo derramado. Dessa forma, evitamos um impacto ambiental de grandes proporções”, afirmou Wilame Amaral – Técnico de Segurança do Trabalho do Complexo do Pecém.

Ao longo do ano, o Complexo do Pecém realiza diversos simulados de emergência que seguem a programação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), envolvendo, em muitos deles, as operadoras portuárias.

 

Fonte: Porto de Pecém