Makro ganha Prêmio por abrir caminhos em área de difícil acesso e garantir condições para operação de guindaste de 1.200 t
19/11/2019

A Makro Engenharia é vencedora do Top Crane’2019 na categoria Içamento de cargas, em razão da solução técnica apresentada em operação desafiadora no Polo de Camaçari, na Bahia. Com certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, com matriz em Fortaleza (CE) e atuação nacional, a Makro teve a seu cargo o Içamento de um incinerador, com volume de 176,84 m³ e peso de 129 t a 14 m de altura. A empresa ganhou o Prêmio como Case na Categoria Içamento na Construção Civil.  Considerada o “Oscar do ramo dos Guindasteiros, Top Crane  á maior premiação do setor de Movimentação de Cargas do Brasil. A premiação aconteceu em São Paulo e reuniu as melhores empresas do ramo de Engenharia de Movimento. A Makro coleciona outros  Prêmios na Top Crane em 2011 e 2012.

O trabalho, que teve como contratante a CETREL S.A., foi realizado em área confinada, com terreno acidentado e alagadiço. O que exige de imediato a adequação do local para montagem e posicionamento do equipamento principal, um guindaste móvel Liebherr LTM11200 9.1. , com capacidade para 1.200 t.

O complicador nesse caso foi o difícil acesso ao local do contratante, com vias estreitas, curvas e inclinações. Feito isso, outro ponto crítico que teve que ser equacionado foi a adequação do solo, de baixa compactação, da área de operação propriamente dita. Como se não bastasse, também era difícil o acesso até a carga. Uma vez que a planta do local era bastante restrita, e com muitas interferências até a base da carga. Seria necessário um estudo bem elaborado, a fim de minimizar/evitar os riscos de colisão com as estruturas existentes no local, a ausência de olhais nas cargas também seria um fator de risco da operação.

O contrato exigiu, portanto, um planejamento rigoroso, a fim de minimizar/evitar riscos de colisão com as estruturas existentes no local. Todas essas pré-condições foram contempladas no Plano de Rigging elaborado pelo departamento de Rigging da Makro Engenharia.

O guindaste principal foi configurado com lança telescópica e cavalete de ancoragem. Já um segundo guindastes (auxiliar), modelo Grove GMK6220L, de 220 t, foi utilizado para o rabicho durante a horizontalização do incinerador antigo e para a verticalização do incinerador novo.

A escolha dos dois equipamentos foi determinada também pelo fato de ambos possuírem sistema de eixos verticais, o que facilitou o acesso dentro do local. A  solução técnica encontrada para patolamento foi a criação de sapatas de concretos niveladas e com dimensões de 5,00 x 4,00m com uma resistência de 1,50kgf/cm², na qual, em cima de cada base foram inseridos pranchões de madeiras para alcançar a pressão ideal em cada patola.

Depois do guindaste “patolado” e montado no local informado em projeto pela Makro Engenharia, foi realizado a amarração em olhais soldados pelo cliente e em seguida inspecionado pela Makro Engenharia para validação. O içamento foi realizado primeiramente de forma vertical, até a carga ultrapassar a estrutura de 14m de altura, girando a carga 180° até próximo ao guindaste auxiliar, onde o mesmo fez a horizontalização da carga, essa seqüência se repetiu com os demais acessórios.

Para isso foi necessário contar com um bom planejamento na retirada e posicionamento de cada peça, cada carga com seu estudo detalhado e pontos de Içamentos diferentes, simulando cada possível colisão estrutural, durante as manobras realizadas pelos equipamentos durante o içamento. Para a realização das simulações e os planos de rigging, foram utilizados softwares CAD (AutoCad). Já para as simulações de carga no solo, foram utilizados os softwares dos fabricantes, Liccon (Liebherr) e CompuCrane (Grove), a fim de garantir a segurança da operação. O prazo de execução foi de 10 dias, de acordo com o período de manutenção estabelecido pelo cliente.

Sobre a Makro Engenharia

Com mais de 40 anos de experiência, a Makro Engenharia é referência no mercado de Engenharia de Movimento, atuando no planejamento e desenvolvimento de projetos de rigging e logística com eficiência e profissionalismo.

Com uma equipe qualificada e uma frota moderna, a Makro realiza cada empreendimento com segurança, agilidade e praticidade. O que permitiu à empresa fazer parte dos projetos mais ousados do Brasil, além de manter parcerias na América Latina e Europa.

A Makro realiza operações de logística, montagens industriais, transportes especiais e içamento de cargas para grandes projetos, além de ter uma divisão especializada em instalação e manutenção de parques eólicos, a Makro Wind. Executando cada procedimento com o planejamento e o estudo de uma equipe formada por engenheiros e técnicos especializados.

Os serviços realizados pela Makro atendem à demanda de diversos setores da indústria. E para garantir a excelência dos projetos, a empresa promove treinamentos e capacitações específicas.

Prêmios

Top Crane 2012 – Plano de Rigging
Top Crane 2012 – Responsabilidade Socioambiental
Fiec 2011 – Responsabilidade Social
Top Crane 2011 – Responsabilidade Socioambiental
TOP Crane 2011 – Categoria 60 a 120 toneladas

 

Fonte: Portal Cearensidade