I Curso de Policiamento em Áreas Portuária e Industrial chega ao fim após mais de um mês de curso
04/07/2019

Na manhã desta quinta-feira, 04 de julho, foi realizada a cerimônia de encerramento do I Curso de Policiamento em Áreas Portuária e Industrial (CPAPI). A capacitação, pioneira no Estado, é uma iniciativa da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), com o apoio da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP). Participaram da formação 25 policiais militares e um policial civil.

Ao longo de mais de 220h/a, o curso ofereceu atualizações nas áreas de Policiamento Ambiental, Controle de Distúrbios Civis e Abordagem Policial, Táticas Rurais, Tiro Policial, Socorro e Urgência, Produtos Perigosos e Radioativos, dentre outras disciplinas e palestras. Além das aulas teóricas, os alunos puderam realizar treinamentos físicos, funcionais e de defesa pessoal, bem como visita técnica ao Porto do Pecém e à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), além de atuarem em situação real como na Paralisação Nacional do dia 14 de junho.

O curso foi bastante elogiado pela multiplicidade das ações desenvolvidas e o aproveitamento por parte do corpo discente foi excepcional. O monitor do curso e comandante da 4ª Companhia do 12º BPM do Pecém, Capitão Lutianni Rodrigues, fez questão de enfatizar a importância da parceria com a iniciativa privada, através da AECIPP. “A Associação apoiou desde o primeiro momento o curso, inclusive contribuiu para seu começo, quando, em parceria com a Polícia Militar, oportunizou uma viagem de estudos técnicos ao Porto de Paranaguá e Santos”, reforçou.