Home office permanente traz mais qualidade de vida para funcionários da Cimento Apodi
14/10/2021

A pandemia do coronavírus mudou profundamente as relações de trabalho e proporcionou a adoção do modelo home office por boa parte das empresas no Brasil. Em Fortaleza/CE, cerca de 100 funcionários da matriz da Cimento Apodi trabalham em casa desde março de 2020. A experiência está funcionando tão bem que a empresa resolveu implantar o modelo hibrido de trabalho, ou seja, o colaborador tem a opção de escolher trabalhar em casa ou ir ao escritório até duas vezes por semana. As fábricas da Apodi no Pecém e em Quixeré continuaram funcionando normalmente no período – foram para o trabalho em casa apenas os colaboradores do grupo de risco.

“Sem deslocamento, o tempo pode ser melhor aproveitado para outras atividades além do trabalho, como acompanhar os filhos. Para a implantação do home office definitivo na matriz da Apodi, consultamos os funcionários, a fim de avaliar como estava se dando a adaptação e como melhorar sua qualidade de vida no ambiente de casa. Outras ações foram implementadas, como uma campanha interna com orientações sobre o período pandêmico, como manter a saúde mental e vídeos para prática da ginástica laboral em casa”, esclarece Gisele Sestren, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi.

Outro desafio foi o de transformar um dos ambientes de casa dos colaboradores em escritório, com mobiliário adequado. Para isso, os funcionários ganharam um kit ergonômico, com notebook, suporte e teclado, auditados pela empresa. O colaborador também pôde levar sua cadeira de trabalho e a mobília para casa. A Apodi também disponibilizou uma ajuda de custo no caso da necessidade de adaptar o mobiliário à casa.

“A inovação é um dos valores que nos orientam e o “novo normal” é algo sem volta. Nessa nova modalidade de trabalho, há uma preocupação da empresa em amparar o colaborador do ponto de vista legal. Outras iniciativas previstas a longo prazo são a adequação dos sistemas de tecnologia da informação e da nuvem, a fim de automatizar cada vez mais os processos”, lembra a gerente.

Projeto Coworking
A empresa também teve a preocupação em oferecer um espaço de apoio físico no caso do funcionário necessitar trabalhar fora de casa por algum motivo. Para isso, montou uma nova sede e transformou o espaço em uma espécie de coworking, no WSTC, que fica na Av.Washington Soares, 3663. São mais de 100 estações de trabalho disponíveis e o colaborador pode alinhar com o gestor a ida ao escritório, porém não podendo ultrapassar os 50% a quantidade total de pessoas dentro do espaço.

“A orientação é realizar reuniões à distância, com as condições ideais de produção. Mas no caso de uma necessidade, ou mesmo de uma reunião presencial, o funcionário poderá avaliar com o gestor a ida ao escritório. E no momento em que tivermos uma vacina disponível contra a Covid-19 para aplicação em massa, a Apodi poderá fazer a retomada do trabalho presencial”, explica a gerente Gisele Sestren.

Mercado
Trabalho remoto não é de hoje: mais de 3,8 milhões de brasileiros estavam em home office há dois anos, segundo dados de 2020 do IBGE. A pandemia do coronavírus colocou, então, profissionais que jamais haviam pensado em atuar à distância para trabalhar da sala de casa. Como reflexo, o mercado de trabalho também se alterou: 8,7 milhões de brasileiros já trabalhavam remotamente em maio/2020.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Cimento Apodi.