Evento realizado pela AECIPP mostra a força feminina no Pecém
13/03/2024

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) realizou, nesta quarta-feira (13), o evento "Elas brilham nas empresas do Pecém", no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços do CIPP/SA (BUS). Momento de reforçar a importância da liderança feminina, em grandes empresas do Ceará.

A programação teve início com a apresentação da Orquestra Jovem do Pecém, seguida pela saudação do presidente da AECIPP, Eduardo Amaral. Ele destacou a importância da liderança feminina e a necessidade de se discutir esse tema com mais frequência. "Nosso compromisso com a equidade de gênero e o reconhecimento do papel vital das mulheres em nossas empresas é sólido, e este evento é uma manifestação concreta desse comprometimento. Este é o primeiro de muitos encontros que virão", afirmou.

Um vídeo institucional da AECIPP e dos patrocinadores do evento (Tecer, Unilink e Prime Plus) foi apresentado para os presentes.

Na sequência, aconteceu o primeiro painel "O Papel da Mulher na Governança do Ceará", com a participação da secretária de Proteção Social, Onélia Santana, que destacou alguns programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, como o Mais Infância e o Ceará Sem Fome. Onélia também mencionou a presença significativa de jovens aprendizes no Pecém e reforçou a importância da presença feminina em cargos de gestão, destacando a paridade de gênero nas secretarias do Governo.

"Para mim, é uma grande honra estar aqui neste espaço com mulheres que têm uma história importante em suas trajetórias de vida, e termos a oportunidade de refletir um pouco sobre nossas potencialidades. Ainda há muito a conquistar e esta é uma luta de todos nós", afirmou.

Também participou do painel a secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de São Gonçalo do Amarante, Magnólia Rocha, que falou sobre o desenvolvimento econômico e a importância da qualificação e geração de renda para mulheres no município.

O evento prosseguiu com a palestra "Do namoro às conjugalidades: direitos e deveres decorrentes dos afetos", ministrada pela advogada Joyceane Menezes.

O último painel, "A Liderança Feminina na Gestão dos Negócios: Lidando com os Conflitos dos Tempos Modernos", contou com a participação da presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra; a gerente geral de Recursos Humanos na ArcelorMittal Pecém, Gisele Sestren; a gerente de Recursos Humanos da Cimento Apodi, Luciane Mello, e contou com a moderação da representante da IBEF Mulher Ceará, Myrian Saraiva.

Durante o debate, as participantes compartilharam suas trajetórias como mulheres líderes em grandes empresas, em setores predominantemente masculinos, os desafios, além de debaterem as estratégias adotadas por suas empresas com programas estruturais para a contratação de mais mulheres em cargos de liderança e gestão.