Emergentes: Brasil entre os melhores

São Paulo. O Brasil melhorou sua posição no ranking do Bank of America Merrill Lynch sobre os mercados emergentes mais fortes, que considera indicadores econômicos e de estabilidade financeira, mas ainda segue como um dos "três frágeis", junto com África do Sul e Turquia.

"O Brasil conseguiu superar a África do Sul e a Turquia desde o último levantamento, feito há seis meses", afirma o estrategista do BoFA para emergentes, David Hauner, em um vídeo comentando o relatório divulgado ontem. Na economia brasileira, ele destacou a forte melhora das contas externas do País e as reservas internacionais, que garantem um colchão importante de proteção. Sobre a África do Sul, Hauner ressaltou o déficit fiscal nas contas externas do País, além de inflação elevada.

Considerando o ranking dos dez principais emergentes, a China perdeu a liderança para a Coreia do Sul. O Brasil saiu da última posição há seis meses e agora está em 8º. A Turquia está em 9º e a África do Sul na lanterna. Da América Latina, o México é destaque, na 6ª posição.

O BoFA também divulgou um ranking ampliado de emergentes, que inclui outros mercados menores. Neste caso, o país com melhores indicadores é Filipinas, seguido de Taiwan e Israel. Neste levantamento, o Brasil ocupa a 12ª posição.

Retração econômica

O Brasil deve ter o segundo pior desempenho do PIB este ano entre os emergentes monitorados pelo BoFA, com retração prevista de 3,5%, menor apenas que o da Venezuela (-7%).

Fonte: Diário do Nordeste