EDP anuncia investimento de 14 milhões de reais em social no Brasil
11/08/2022

A EDP Brasil, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, abre, por meio do Instituto EDP, o registro na realização pública “EDP Mudando Hoje o Amanhã”. Serão destinados R$ 14 milhões para investimentos em projetos nas áreas de cultura, esporte, infância, adolescência e idosos, dobrando o investimento que foi feito para levar em conta o público do passado. Organizações socioambientais, culturais e esportivas podem apresentar propostas para o procedimento público de variedades até o dia 19 de setembro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através da plataforma Bússola Social, que estará disponível no site do Instituto EDP.

As alocações incentivadas devem anexar uma cópia do Diário Oficial da União, com a aprovação da alocação na respectiva lei de incentivo, com data de recolhimento, comprovante de inscrição feito até 31 de julho de 2022 ou, ainda, a declaração do quadro competente (fundos municipais ou estaduais). O procedimento de variedade inclui a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte e as Leis sobre a Situação da Criança e do Adolescente e a Situação do Idoso. Iniciativas realizadas nos municípios da área de concessão das empresas de distribuição de energia (Espírito Santo e São Paulo), nos espaços próximos aos projetos de geração e transmissão (Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás e Tocantins) e também nas localidades vizinhas podem ser implementadas nos projetos da EDP Renováveis (Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo). A lista completa dos municípios pode ser encontrada no Regulamento de Avisos Públicos.

Os projetos apresentados como componente do “EDP Mudando hoje ou amanhã” devem começar em 2023, com duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses. O Instituto EDP para projetos aprovados por meio de realização pública será válido de 2023 ao biênio 2024. “Faz parte da nossa estratégia de ESG realizar uma progressão aplicável e impacto social sobre os empregos para substituir definitivamente a verdade das comunidades nos estados onde atuamos. Temos metas bem definidas, entregamos inovações consistentes e estamos constantemente expandindo nossas operações. Investir em projetos sociais faz parte desse contexto”, diz João Marques da Cruz, diretor-geral da EDP no Brasil. “Por meio do Instituto EDP, fazemos uma contribuição para a inclusão social, qualidade de vida e bem-estar das comunidades onde a EDP atua. Nossos movimentos e projetos focam na educação inclusiva, apenas transição, uma sociedade saudável e uma cultura transformadora como base para o desenvolvimento humano e social”, diz Fernanda Pires, vice-presidente de Pessoas e ESG da EDP no Brasil.

Desde sua criação, em 2007, o Instituto EDP investiu mais de R$ 150 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3,3 milhões de pessoas, em cerca de 650 projetos sociais em todo o Brasil, para a empresa. Somente em 2021, projetos apoiados pela organização beneficiaram mais de 354 mil brasileiros. Categorias: Atribuições culturais: Para participar desta categoria, comprovante de inscrição feito até 31 de julho de 2022 ou aprovação prévia na Lei Federal de Incentivos Culturais, (Lei nº da cessão na Secretaria Especial de Cultura no Diário Oficial da União. Atribuições esportivas: a participação exige comprovação de inscrição feita até 31 de julho de 2022 ou aprovação prévia na Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei 11. 438/06), devidamente demonstrada por meio de publicação da homologação da cessão junto ao Ministério do Esporte no Diário Oficial da União.

Diario de la Unión. Projetos sociais para jovens e adolescentes: Para participar, é necessária a aprovação prévia da Lei Federal nº 8. 069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, devidamente credenciado de acordo com as necessidades do quadro de culpados (municipal, estadual ou federal). Projetos sociais para idosos: é necessária aprovação prévia para participação na Lei Federal nº 10 741/03 – Estatuto do Idoso, devidamente demonstrada de acordo com as necessidades do quadro (municipal, estadual ou federal). A empresa Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a EDP conta com atividades de geração, transmissão e respostas para o mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado de energia frouxa.

Na distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de consumidores em São Paulo e espírito Santo, além de ser acionista majoritário da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita a empresa máxima de vanguarda do setor elétrico pelo terceiro ano consecutivo por meio do ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico. Os fornecedores da EDP estão entre as corporações em 4 categorias da 24ª edição do Prêmio Abradee. O rito de premiação aconteceu em Brasília no dia 28. EDP Espírito Santo premiada em responsabilidade socioambiental, em evolução da funcionalidade e entre as empresas mais produtivas da região Sudeste. Além disso, a Companhia foi identificada como uma das mais produtivas comercializadoras de energia do Brasil. A EDP São Paulo se destaca na Gestão da Categoria qualidade e finalista em Gestão Operacional.