Diversificação de cargas: Porto do Pecém envia volume recorde de 15 toneladas de granito para a Europa em janeiro
19/01/2022

Com o crescente aumento de diversificação de cargas, o Porto do Pecém iniciou na última sexta-feira, 14, a operação para enviar o volume recorde de 15 mil toneladas de granito para a Europa.

Este é o maior volume de granito já embarcado em um só navio no porto cearense.

A previsão é de que as rochas, extraídas do Ceará e de outras regiões do Nordeste, sejam embarcadas no dia 27 de janeiro para a Marina Di Carrara, na Itália, onde chegarão após 20 dias de viagem.

“Este é um novo negócio que o Porto do Pecém, que vem fazendo um grande trabalho para diversificar suas cargas, está vendo crescer”, diz Carlos Alberto Nunes, gerente comercial da Tecer Terminais, empresa que faz o braço operacional do Porto do Pecém.

Semana passada, o terminal cearense recebeu uma nacele (peça onde ficam instalados os geradores eólicos) embarcada no Porto de Bilbao, na Espanha. E, no mesmo navio, embarcou 21 pás eólicas de 72,1 metros de comprimento para Lirquen, no Chile.

Em uma “operação de logística ideal”, uma vez que, por utilizar a mesma embarcação, proporcionou uma redução de custos a importadores e exportadores.

 

Fonte: Focus.Jor