Companhia Siderúrgica do Pecém recebe homenagem do IDT como uma das empresas que mais incluem profissionais com deficiência
22/09/2021

A Companhia Siderúrgica do Pecém recebeu hoje, 21, do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o certificado de “Empresa Completa, Empresa que Inclui”, que tem o objetivo de homenagear as empresas que mais incluíram profissionais com deficiência em suas atividades, fortalecendo o compromisso com a inclusão social para o trabalho. Tradicionalmente realizado em setembro, o evento celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira, 21/9. A iniciativa aconteceu no Palácio do Planalto, com transmissão realizada por meio das redes sociais do Governo do Estado do Ceará e contou com a presença do Governador Camilo Santana e do presidente da siderúrgica, Marcelo Botelho.

"Nosso projeto de inclusão social é de proteção de um grupo e leva em consideração as restrições de cada pessoa para poder adequar e lincar a vaga existente com o empregado, mas o mérito daí para frente passa a ser 100% do empregado. A CSP tem feito seu trabalho e tem que fazer muito mais. A parceria com o IDT é um dos prismas da relação profissional com o Governo do Estado do Ceará", ressalta Marcelo Botelho, presidente da empresa.

"Eu me sinto feliz por estar em uma das maiores empresas do Ceará e poder contribuir para o desenvolvimento do estado. Na CSP me sinto acolhido e vejo o que é feito no aspecto de inclusão de pessoas com deficiência. Eu agradeço pela oportunidade e espero que isso seja exemplo para outras empresas", destacou Paulo Alberto Alexandre, Operador de Produção Trainee da área Distribuição de Utilidades – da gerência gera de Energia e residente de Caucaia.

O programa Aprendiz PCD da CSP é uma das oportunidades de formação profissionalizante oferecidas pela empresa e que contempla, prioritariamente, moradores de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. "A CSP aproveita estrategicamente esse programa de aprendizagem e proporciona uma formação em siderurgia. Nós já tivemos outra turma focada em formação administrativa, mas como hoje a siderúrgica tem uma oportunidade maior de contratação, resolvemos focar o programa para a operação. Esse reconhecimento celebra nosso esforço de buscar parceiros e contratações locais", comentou Clarissa Sendra, gerente de RH da CSP.

Dados gerais da CSP da Companhia Siderúrgica do Pecém

- 2.527 empregados (70% operação, 15% manutenção e 15% administrativo)

- 98,9% são brasileiros

- 60% são cearenses (na operação, 86,3% são cearenses)

- 11% são mulheres (média nacional em siderúrgicas é 8%)

- 42% dos empregados são de São Gonçalo do Amarante e Caucaia

- 56 PCDs contratados

- 545 Aprendizes formados pelos Programa de aprendizagem da CSP (207 efetivados), sendo destes 157 PCDs formados e 25 efetivados. Atualmente temos 20 empregados PCDs ativos provenientes do Programa de aprendizagem da CSP.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da CSP.