Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) recebe comenda Amigos do Parque Botânico
27/07/2022

A empresa foi homenageada pela construção do Banco de Germoplasma do Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia  

Você já visitou o Parque Estadual Botânico, em Caucaia? A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) fez parte da história dessa unidade de conservação, que completou 25 anos. A empresa foi homenageada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), neste mês de julho, com a comenda "Amigos do Parque Botânico", como reconhecimento ao apoio da CSP na construção do Banco de Germoplasma (laboratório de sementes) na unidade de conservação em 2013. Hoje, o Parque também dispõe de brinquedos, trilhas ecológicas, biblioteca, academia ao ar livre, orquidário e meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão).  

O Leonardo Veloso, coordenador de Meio Ambiente da CSP, representou a siderúrgica ao receber o troféu "Amigos do Parque Botânico" e celebrou os esforços de todos pela preservação ambiental da região. "Isso está no DNA da CSP. Desde a sua fundação, a CSP sempre buscou parcerias com o poder público para que essas ações dessem frutos e tivessem capacidade de multiplicação. E esse foi um ótimo exemplo, de como é possível ajudar efetivamente o meio ambiente. O banco de germoplasma foi doado pela CSP e é um equipamento complexo. Ele pode servir para pesquisas, recuperação de áreas degradadas e rápida produção de mudas. Isso é muito gratificante e motivo de orgulho para toda a CSP", destacou o gestor.  

O germoplasma é um laboratório especializado em armazenagem de sementes para fins de pesquisa de melhorias. O equipamento foi criado após a implementação do Programa de Reflorestamento da CSP, que entregou 412 hectares (ha) de área reflorestada e 320 mil mudas de 90 espécies nativas plantadas, incluindo a planta Gonçalo-alves, ameaçada de extinção. "Todas elas foram catalogadas. Identificamos as espécies porta-matrizes, que foram originárias do nosso banco de sementes para a produção das mudas. A partir dessas mudas, nós garantimos a manutenção da mesma genética de preservação da biodiversidade local. A partir desse trabalho, a siderúrgica financiou o 1º Banco de Sementes de Espécies Nativas do Ceará", detalhou Ramyro Batista, analista de Meio Ambiente da CSP.

Compromisso em plantar e cuidar

Neste ano de 2022, a CSP também está celebrando os 10 anos de seu Programa de Reflorestamento. Como resultado desse trabalho, a CSP foi a primeira empresa no Ceará a receber a certificação de reposição florestal da SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente).  

A empresa também segue avançando na ampliação da Barreira Verde que “abraça” a usina. A ação foi projetada como um equipamento de proteção ambiental em 2012 e, desde então, vem somando vários benefícios para quem trabalha na CSP e mora nas proximidades. A expansão das barreiras verdes da CSP recebeu 1.308 novas mudas em 2021. Ao longo de 2022, deverão ser plantadas mais de 8 mil mudas. O cinturão atua como uma barreira, reduzindo a velocidade do vento e absorvendo poluentes do ar. 

 

Fonte: Companhia Siderúrgica do Pecém