Com projetos voltados à cultura, educação e esporte, Instituto EDP beneficia cerca de 13 mil pessoas no Ceará em 2019
10/02/2020

O Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais do Grupo EDP, que é o controlador da Usina Térmica do Pecém, beneficiou cerca de 13 mil pessoas em 2019 com iniciativas sociais no Ceará. Foram investidos mais de 800 mil reais em projetos voltados à Educação, Cultura, Esporte, Voluntariado, Empreendedorismo, Desenvolvimento Social, Saúde e Geração de Renda.

Fizeram parte dos projetos de 2019 os programas como EDP nas escolas, que beneficiou 300 alunos de uma escola de São Gonçalo do Amarante. A Caravana dos Esportes e das Artes levou atividades e cinema para mais de 3 mil pessoas. Além da Orquestra Contemporânea Brasileira, que impactou mais de 5 mil jovens com a música.

“Os resultados de 2019 ajudam a consolidar ações importantes que levam inclusão social e desenvolvimento social a diversas comunidades. Estamos muito felizes com as ações do Instituto e a consolidação do voluntariado na Companhia”, afirma Luiz Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.

A Cultura Luso-brasileira

A EDP também preza pela valorização da língua portuguesa. Nos últimos dois anos, a empresa promoveu a exposição itinerante “A Energia da Língua Portuguesa” que, utilizando a estrutura móvel de um caminhão, permitiu que visitantes conhecessem mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal, bem como curiosidades sobre expressões comuns desse idioma, o quarto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

A Companhia ainda é patrocinadora Máster da restauração do Museu da Língua Portuguesa e a primeira empresa a anunciar o patrocínio de 12 milhões de reais para a restauração do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013. A EDP também foi apoiadora das duas últimas edições da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty e, em 2018 apoiou pelo segundo ano a Bienal do Livro de São Paulo.

Voluntariado

Em 2019, mais de 800 colaboradores participaram do programa de voluntariado da Companhia no Brasil. Foram dedicadas cerca de 8 mil horas a projetos que beneficiaram mais de 55 mil pessoas em 346 organizações.

Uma das ações foi na comemoração da Semana da Energia, na qual os colaboradores foram convidados a levar informações sobre energia elétrica a diversos públicos. O tema que aborda os aspectos da eficiência, fontes, segurança e conscientização no uso, alterações climáticas, entre outros foi levado a escolas públicas, universidades, além de projetos de organizações da sociedade civil. Cerca de 100 pessoas aceitaram essa missão e ajudaram a disseminar o tema para mais de 4 mil pessoas em 15 cidades.

Conheça os projetos aprovados no Edital EDP 2020: 

Projeto/ONG Objetivo Área de atuação
1º Samburá das Artes – Festival de Cinema e Cultura do Mar / CENAPOP – centro popular de cultura e eco-cidadania Promover a ecocidadania, a inclusão social e o respeito aos direitos humanos através do 1º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar. Ceará
Longevidade com Dignidade: cuidar, proteger e promover – ano III / Lar Torres de Melo Manutenção das atividades de atendimento e acolhimento dos idosos, garantindo um serviço qualificado e adequado. Ceará
Orquestra Contemporânea Brasileira – difusão e formação / Associação dos Amigos da Arte – AAMARTE Democratizar o acesso a cultura para crianças e adolescentes através de concertos oficiais gratuitos da Orquestra Contemporânea Brasileira e oficinais musicais abertas ao público. Ceará
Programa Jovem Empreendedor Rural: unidade Pecém / Agência de desenvolvimento econômico local Contribuir para o desenvolvimento local de comunidades do entorno de Pecém – CE, através da ampliação de capacidades e do apoio a jovens para o empreendedorismo e protagonismo social. Ceará
X Festival das Artes Cênicas / ATO MARKETING CULTURAL Promover a Arte Urbana através do festival Além da Rua, com intervenções e exibições gratuitas no município de São Gonçalo de Amarante – CE. Ceará

 

Participaram do processo de seleção iniciativas aprovadas pelas Leis de Incentivo Federal nas áreas de Cultura (Lei Rouanet/Cultura – Nº 8.313/91), Esporte (Esporte – Nº 11.438/06), Saúde (PRONON/Saúde – Nº Lei 12.715/12, destinadas à Oncologia, e PRONAS/Saúde – Nº Lei 12.715/12), Criança e Adolescente (Lei Nº 8069/90) e Idoso (Lei Nº 12.213).

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019,  iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

 

Fonte: Tribuna do Ceará