Ceará recebe visita de comitiva da província chinesa de Fujian

O governador Camilo Santana vai recepcionar, na próxima segunda-feira (4), no Palácio da Abolição, comitiva da província chinesa de Fujian em visita ao Ceará. Entre os presentes ao encontro estarão o vice-governador da província, Huang Qiyu; a cônsul-geral da China em Recife, Li Feiyue; e o assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann.

A missão de Fujian visa a ratificar o acordo entre o Ceará e a província chinesa. Na ocasião, será assinada a Proposta de Trabalho e Ação Mista Fujian–Ceará. Esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar potenciais oportunidades entre os estados e desenvolver uma proposta de ação, negócios e parcerias a serem realizadas entre eles.

O primeiro compromisso dos chineses será acompanhado pelo assessor especial Antonio Balhmann, que conduzirá a delegação para conhecer o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará). A intenção é realizar negócios e apresentar o potencial do Estado do Ceará, viabilizar instalação de empresas na ZPE Ceará e captar investimentos. O presidente da ZPE Ceará, Mario Lima, receberá a comitiva no Pecém.

Balhmann reforça que a província Fujian e o Estado do Ceará já firmaram dois Protocolos de Cooperação, nos anos de 1996 e 2001. “O atual presidente da China, Xi Jinping, era o governador de Fujian à época, o que certamente pode favorecer o Ceará em projetos do seu interesse neste momento”, lembrou o secretário.

Cooperação
Em novembro do ano passado, Balhmann e Mario Lima estiveram em Fujian a convite do governo local e participaram do Seminário Fujian 2015 representando o Governo do Ceará. Eles destacaram a parceria entre a província Fujian e o estado cearense, que mantêm um Protocolo de Amizade desde 2001.

Província de Fujian
Fujian é uma província situada na costa sudeste da China, em frente à Ilha de Formosa (Taiwan). Faz fronteira com as províncias de Zhejiang, ao norte, Jiangxi, a oeste, e Guangdong (Cantão) ao sudoeste. O nome Fujian significa "estabelecimento feliz" e a província é uma das menores da China, com superfície de 121,4 mil km2 e uma população de 37,9 milhões de habitantes (estimativa 2014). A província ocupa posição marítima estratégica entre as duas seções do Mar da China. Sua capital e maior cidade é Fuzhou, que significa "cidade feliz", uma grande metrópole com 7,1 milhões de habitantes.

Desde o final dos anos 1970 a economia de Fujian tem se beneficiado de sua proximidade geográfica e cultural com Taiwan. Em 2003, a cidade de Xiamen, uma das primeiras Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) chinesas ficou em oitava posição em PIB per capita entre 659 municípios do país, à frente de Xangai e Beijing. Sua capital, Fuzhou, é classificada como a quarta maior cidade em renda per capita dentre as 30 capitais provinciais da China.