AECIPP participa da cerimônia de assinatura da parceria entre os Portos do Pecém e Roterdã

O Governador do Ceará Camilo Santana sancionou, nesta sexta-feira (19), a lei que habilita o Estado a fechar parceria com a administradora do Porto de Roterdã, da Holanda, para a administração conjunta do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Ricardo Parente, e o Diretor–Executivo da Associação, Ricardo Sabadia, participaram da cerimônia de assinatura do acordo que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
“O Porto de Roterdã é hoje uma referência mundial em operação portuária e essa parceria com o Porto do Pecém vai agregar, principalmente, melhores práticas institucional, administrativa e operacional para o Complexo. Consequentemente, isso irá gerar emprego e renda para o Estado, além de novos negócios. Esse é o caminho para um Ceará mais rico e desenvolvido”, explica o presidente da AECIPP, Ricardo Parente.
O acordo garante a Porto of Rotterdam (administradora holandesa) o controle acionário de 30% da administração do Complexo. Ao todo, os holandeses irão investir R$ 323 milhões (cerca de 75 milhões de euros) no terminal cearense. Destes, R$ 90 milhões serão destinados à conclusão das obras do Porto. O restante irá para a CIPP S/A que o aplicará em investimentos de melhorias futuras para o Complexo. A assinatura do contrato de gestão compartilhada do CIPP, que conta com o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), deverá acontecer no próximo dia 09 de novembro, em Roterdã.