Em busca do desenvolvimento da região do CIPP

Desde que o Porto do Pecém foi inaugurado, em 2002, criou-se uma grande expectativa de desenvolvimento para a região, uma vez que, com o porto, muitas empresas e indústrias se instalariam no que hoje conhecemos como Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Após 17 anos da inauguração, de fato, o cenário econômico e social da área mudou substancialmente. Esse mês, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do trabalho do Ceará anunciou que a expectativa é fechar o ano com 20 milhões de toneladas de cargas exportadas pelo Porto do Pecém.

Evidentemente que o número é muito animador e mostra que a região do CIPP tem ainda muito potencial para crescimento, mas, além dos investimentos e incentivos governamentais, é de fundamental importância que as companhias ali instaladas também contribuam para desenvolver as comunidades da região. E foi nessa perspectiva também que, em setembro de 2015, criamos a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Além de organizar e defender os interesses das empresas do CIPP e auxiliar o Governo do Estado no desenvolvimento das atividades do Complexo, a Associação vem desenvolvendo um importante trabalho junto aos municípios do entorno, seja no que diz respeito à qualificação, seja no acesso às oportunidades de trabalho nas empresas associadas.

Focamos em sermos protagonistas como agente de mudanças da região, portanto, a AECIPP tem um grande foco na formação de mão de obra e firmamos uma importante parceria com o Instituto Federal do Ceará – Campus Avançado Pecém. Foi realizado um Estudo de Potencialidades produzido com dados do SINE – IDT, do CAGED e dados socioeconômicos da região, bem como uma pesquisa com a população da região e com as empresas associadas para identificar quais cursos geravam interesse. A partir desse estudo, o IFCE tem lançado novos cursos direcionados para essas demandas.

Em maio desse ano, a AECIPP lançou o Projeto Aproximar com o objetivo de melhorar o acesso dos profissionais da região às oportunidades de trabalho junto às empresas do CIPP. Ao longo de seis meses de projeto, foram realizadas oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, além de disponibilizada uma sala de acolhimento para auxiliar na produção de currículos e cadastrá-los no banco de dados da AECIPP, que é disponibilizado para todas as associadas. Desde então, 5.875 currículos foram cadastrados e 1.329 pessoas foram admitidas.

Para contribuir ainda mais para a sinergia entre empresas e comunidade do entorno, lançamos na última quarta-feira, na Expolog, a Expo Pecém, uma grande feira industrial que a AECIPP promoverá em agosto do próximo ano. Será um espaço para inovação e networking em que ofereceremos palestras, minicursos, visitas técnicas às empresas associadas e rodadas de negócios, reforçando nosso compromisso com a promoção do desenvolvimento das atividades da região do CIPP.

Autor: 
Ricardo Parente – Presidente do Conselho de Administração da AECIPP