AECIPP homenageia reitor Virgílio Araripe pelos 110 anos do IFCE
27/09/2019

No último dia 23 de setembro, a Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica, da qual faz parte o Instituto Federal do Ceará (IFCE), comemorou 110 anos de fundação. Para celebrar a data, a Reitoria do IFCE promoveu, em Fortaleza, uma solenidade para entrega da Medalha do Mérito Educacional 2019 e reconhecimento aos aposentados do último ano no Instituto.

No evento, realizado nos jardins do Memorial Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, foram homenageadas ainda quatro personalidades ligadas à instituição, divididas nas categorias docente, técnico administrativo, discente e sociedade civil. Houve também programação especial ao longo da semana em vários campi do IFCE. Além disso, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), promoveu campanha e organizou atividades em alusão à data.

Após o evento, o presidente da AECIPP, Ricardo Parente, e o diretor executivo, Ricardo Sabadia, que se fizeram presentes na celebração, entregaram ao reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, uma placa de homenagem da Associação pela data simbólica. O Instituto é um grande parceiro da Associação, desde que ela foi criada, há quatro anos. Além de abrigar a sede da AECIPP que fica no prédio do IFCE Campus Avançado do Pecém, o Instituto mantém uma participação fundamental na qualificação da população da região que busca oportunidades de emprego nas empresas do Complexo.

A história da Rede Federal, que é referência em educação pública, gratuita e de excelência, iniciou em 1909 com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices pelo presidente Nilo Peçanha. A iniciativa visava a formação de mão de obra para a indústria que despontava na época. Em 1937 as Escolas de Aprendizes Artífices se transformaram em Liceus Industriais e, em 1942, estes deram origem às Escolas Industriais e Técnicas, que, sete anos depois, tornaram-se autarquias com o nome de Escolas Técnicas Federais. Após a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica, em 1994, surgiram os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). O modelo conhecido atualmente surgiu em 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.